TIPO A (Ansiedade):
Os nervos ficam “a flor da pele”. A mulher tem reações nervosas, explosivas, chiliques.
Devido a baixa quantidade de estrogênio (hormônio que propicia a calma) e maior liberação de adrenalina e cortisol (hormônios que acionam o estresse o estado de alerta). As pessoas que sofrem dessa TPM tem a sensação de que tudo e todos estão contra elas. Uma briguinha, uma fechada no trânsito, o atraso do marido para um compromisso qualquer podem levar a surtos monumentais. A mudança na alimentação e exercícios físicos podem ajudar a amenizar este sintoma, mas caso não ajudem, ainda podemos recorrer a medicamentos ansiolíticos que ajudam a aliviar a ansiedade.
ALIMENTAÇÃO AMIGA
FIBRAS: Presentes no pão integral, nas sementes e frutas. Elas ajudam o intestino a eliminar substâncias nocivas que ajudam a piorar a irritação.
VITAMINA B6: Está associada a produção de serotonina ( neurotransmissor que dá a sensação de bem estar) Presente, por exemplo, no salmão, frango, soja, lentilha e atum.
VITAMINA C: Ajuda a afastar o estresse emocional e a fadiga. Pode ser encontrada, por exemplo, na laranja, acerola e no limão.
BETA-SITOSTEROL: Ameniza a ação do cortisol (hormônio do nervosismo). Está presente no abacate.
EVITE
Alimentos estimulantes como café, chá preto, mate e refrigerantes cola. Eles ajudam a aumentar a irritabilidade. Recorra ao bom e velho chá para acalmar, sucos ou água.
EXERCÍCIOS QUE AJUDAM
Dê preferência aqueles que ajudam a aliviar a tensão muscular e o mau humor, com técnicas de respiração e alongamento. Ioga é uma ótima opção.