As principais características deste tipo é a dor de cabeça e o desejo incontrolável de consumir doces, principalmente, chocolate.
De acordo com a Ginecologista Mara Diegoli, que se deixa levar por esta compulsão corre o risco de ganhar alguns quilinhos extras. Para evitar, o ideal é ter autocontrole e criar estratégias para reduzir a quantidade consumida.
Uma grande dica para driblar a compulsão por doces nesta época é consumir banana assada, povilhada com canela e cacau em pó e uma colher de sopa de farelo de aveia. Já para a dor de cabeça, a solução é recorrer a analgésicos.
ALIMENTAÇÃO AMIGA
ZINCO E CROMO: Auxiliam a regular os níveis de glicose no sangue. O zinco é encontrado no frango, feijão e na semente de abóbora. Já o cromo pode ser encontrado em cereais integrais e no levedo de cerveja.
CARBOIDRATOS COMPLEXOS: Eles tem o poder de liberar a glicose mais lentamente, assim o organismo demora para pedir mais açúcar. Eles são encontrados em todos os alimentos integrais.
MAGNÉSIO: Regula a secreção do hormônio insulina (que encaminha o açúcar para dentro das células). Devido a isso, diminui a vontade fissura por doces. Pode ser encontrado em vegetais verde-escuros, aveia, figo e ameixas.
FRUTOSE: É o açúcar encontrado nas frutas. Seu consumo pode diminuir a vontade de correr para os doces
CACAU: Um pequeno tablete de chocolate com mais de 50% de cacau está liberado para matar a ânsia pelo doce.
EVITE
Evite ficar mais de 3 horas sem comer. A baixa concentração de glicose prejudica a produção de serotonina, hormônio ligado a sensação de bem estar. Por isso a compulsão se torna insuportável.
EXERCÍCIOS QUE AJUDAM
A ideia é encher o corpo de endorfina (hormônio que proporciona a sensação de calma e que estabiliza a glicemia), então o ideal é fazer exercícios aeróbicos como corrida, natação e pedalada. Dançar também dá um ótimo resultado.