A tristeza toma conta, e as mulheres ficam extremamente desanimadas, chorosas, introspectivas e com as emoções “a flor da pele”. Neste tipo de TPM há o aumento da progesterona e redução do estrogênio e da dopamina. Por isso, as mulheres ficam tão caidinhas, tristes, desanimadas, chorosas e sensíveis. Quando estratégias básicas , como modificações na dieta e realização de exercícios físicos não funcionam, o jeito é recorrer para doses mais leves de antidepressivos. Claro que com orientação médica prévia.
ALIMENTAÇÃO AMIGA
TIROSINA: É um aminoácido que participa da produção da dopamina e da adrenalina (ambos estimulam a sensação de alegria). Pode ser encontrado em peixes, carnes magras, aves sem pele e nozes.
BEBIDAS ESTIMULANTES: Café, chá verde e mate ajudam a melhorar o ânimo.
GORDURAS BOAS: Ajudam a combater a desordem depressiva. Estão disponíveis em: castanhas, salmão, azeite, óleo de girassol e linhaça.
VITAMINA B2: É precursora da serotonina (melhora o humor). É encontrada em óleos de peixes, levedo de cerveja, ovos e leguminosas.
EVITE
Evite ficar muito tempo em ambientes de tensão. Sempre que puder saia para se distrair.
EXERCÍCIOS QUE AJUDAM
Atividades como corrida, natação e pedalada, são ótimas opções. Elas elevam os níveis de serotonina, e atenua os sintomas depressivos deixando a mulher mais bem disposta.