O excesso de água concentrada no corpo leva a inchaços e muito desconforto. Neste tipo de TPM a produção de um hormônio antidiurético é extremamente deficiente e ocorre a liberação de prolactina (hormônio que aparece durante a amamentação). Por isso, os sintomas mais frequentes são o inchaço (principalmente nos seios), acúmulo de liquido, dor e ganho de peso. Recomenda-se o uso de diuréticos e anti-inflamatórios para amenizar as dores e inchaços. Mas, apenas durante o período pré-menstrual.
ALIMENTAÇÃO AMIGA
VITAMINA B6: Aumenta os níveis de diuréticos nos rins, facilitando a eliminação de líquidos. Pode ser encontrada no frango, na soja, lentilha e no atum.
VITAMINA E: Possui um nutriente que ajuda a amenizar o desconforto nos seios inchados. Pode ser encontrada no óleo de trigo, soja, girassol, espinafre, azeite e amêndoas.
VITAMINA C: Ajuda a afastar o estresse emocional e a fadiga. Pode ser encontrada, por exemplo, na laranja, acerola e no limão.
GORDURAS BOAS: Ajudam a combater a desordem depressiva. Estão disponíveis em: castanhas, salmão, azeite, óleo de girassol e linhaça.
ALIMENTOS E CHÁS DIURÉTICOS: Ajudam a desinflar (desinchar). Exemplos: melancia, melão, abacaxi, aspargo, pepino, agrião e chás de dente-de-leão, cavalinha, erva-doce, hibisco e camomila.
EVITE
Sem sombra de dúvida, evite o sal, ele é o maior inimigo daqueles que tem problemas com retenção de líquido. Em seu lugar recorra a ervas como alecrim, orégano ou manjericão.
EXERCICIOS QUE AJUDAM
Para reduzir a sensação de peso e desconforto o ideal é recorrer a atividades como hidroginástica e natação.