Nos últimos anos vimos um crescimento avassalador do setor de construção civil e, não é por mero acaso que estamos nos deparando com tantos condomínios, alargamento de estradas, novas fábricas e empreendimentos diversos. O País está se desenvolvendo e trazendo consigo uma série de novos negócios e turistas.
Para os próximos anos, especialmente 2014, devido a Copa aqui no Brasil. Algumas profissões irão se destacar mais, tornando-se mais valorizadas que as outras. Essa valorização ocorrerá, em parte, devido ao aumento do número de visitantes aqui no País e devido ao crescimento do mercado.
Estima-se que até 2014, com a construção civil ainda em destaque, as ofertas de empregos desta área continuarão crescendo devido aos eventos esportivos. Ainda com relação ao aumento do número de visitantes, acrescentando aqui a necessidade de gerenciamento dos mais variados tipos de empresas e eventos, a ADMINISTRAÇÃO será uma das profissões mais valorizadas e bem remuneradas.
Para poder acompanhar e satisfazer os desejos dos clientes estrangeiros será necessário um profissional que domine idiomas – inglês, espanhol e francês. O TRADUTOR DE IDIOMAS será então bastante requisitado e não adiantará apenas entender a língua, os profissionais mais valorizados serão aqueles que saibam falar fluentemente.
Outro profissional que será bastante valorizado é o da área de SAÚDE devido ao crescimento provisório da população e aos cuidados médicos que a mesma deverá receber quando, e se, for preciso.
Profissionais de atendimento, manutenção, limpeza e transporte também serão bem valorizados até a copa.
MAS, E DEPOIS DA COPA, QUAIS PROFISSÕES SERÃO MAIS BEM REMUNERADAS?
Segundo pesquisas feitas nos EUA nos últimos anos, acredita-se que as graduações que irão remunerar melhor os seus profissionais serão aquelas voltadas para: Computação gráfica e sistema da informação, finanças e matemática aplicada, Sustentabilidade e saúde. Vejam a lista abaixo e capacitem-se.
1- Engenharia biomédica, bioquímica, enfermagem.
Profissionais com foco em abordagens inovadoras para a área de diagnóstico, terapia, indústria farmacêutica e alimentícia; E os cuidadores de pessoas idosas ou incapacitadas.
2- Ciência da computação, Engenharia de software e Sistema da informação
Especialistas em computação gráfica e WEB, além de profissionais inovadores nas áreas de comunicação e desenvolvimento de campanhas, criação de sistemas e programas de informática.
3- Engenharia ambiental e Geologia
Profissionais voltados para o aproveitamento correto dos recursos naturais, cumprimento da lei ambiental e geração idéias com foco em sustentabilidade.
4- Engenharia de petróleo, Engª de construção e Engª civil.
A extração de recursos naturais não renováveis ainda estará em alta, mas com uso de mais tecnologia e sistemas de busca de novas fontes cada vez mais aperfeiçoados. No que diz respeito as Engenharia de contrução e civil, a valorização se dará devido a continuidade da necessidade de implementação de novos empreendimentos.
5- Matemática aplicada, Finanças, Física e Estatística.
A busca por profissionais que saibam trabalhar com finanças e contabilidade e que saibam avaliar riscos e investimentos será cada vez maior a medida que o mercado se torne mais competitivo.
Devido as mudanças constantes do mercado, nada impede que a lista acima sofra variações. Mas, fica a dica, basta que vocês se capacitem e estejam atentos para aproveitar as oportunidades.