Exercite corpo e mente. Vá trabalhar pedalando.
Exercite corpo e mente. Vá trabalhar pedalando.


Você sabia que o sedentarismo é considerado o mal do século? Pois é, ele é capaz de prejudicar a saúde e o bem estar e ainda detona a qualidade de vida. Isso tudo porque as pessoas, ao longo dos anos, preferiram usufruir do conforto gerado pela vida moderna, esquecendo que o corpo e a mente precisam de exercícios constantes para se manterem saudáveis e em pleno funcionamento.

Não praticar atividade física pode ocasionar uma série de males – obesidade, dor e encurtamento muscular, dores articulares, pressão alta, má postura, cansaço, doenças cardíacas, estresse etc. – que poderiam ser evitados pelo simples hábito de por o corpo em movimento. Andar e dançar são atividades que ajudam a combater este mal, mas aqui defenderemos uma prática que tem crescido ao longo dos anos, que ajuda a exercitar o corpo, proteger o meio ambiente e manter a mente ativa. A prática de pedalar.

Com o corre-corre das cidades dificilmente encontramos alguém que prefere ir pedalando ou andando para o seu trabalho. O que poucos levam em consideração é que, quando a distância não é muito grande, isso pode trazer benefícios para o corpo, pois se trata de um hábito saudável que ajudará a evitar o sedentarismo colocando o corpo em movimento e queimando aquelas tão indesejáveis calorias e gordurinhas.


Ir para o trabalho pedalando ou andando, além de cuidar do corpo, ajuda a proteger o meio ambiente, pois evita o gasto de combustíveis e reduz a poluição do planeta. Mas isso tudo ainda não é tão bom quanto o beneficio que a atividade traz para a mente. Andar ou pedalar exercita o corpo e nos ajuda a distrair a mente quando nos coloca em contato com a natureza e nos dá um tempo para avaliar e organizar os pensamentos, ideias, inquietações da nossa mente. É o tempo que utilizamos a nosso favor, pois melhoramos a nossa qualidade de vida.

Algumas pessoas tem se tornado adeptas desta novidade quando a distância e a segurança permitem. Vejam abaixo algumas ideias que ajudarão a tornar este hábito saudável possível:

  • Atenção para o equipamento – É necessário uma bicicleta em boas condições de uso e adequada as suas necessidades – quem sobe ladeiras, por exemplo, necessita de uma bicicleta com muitas marchas para facilitar a subida - Buzina, espelho retrovisor no lado esquerdo, sinalização noturna são obrigatórios. O capacete e luvas são aconselháveis.
  • Fique esperta com relação ao trajeto – O lugar de bicicleta é na rua, no mesmo sentido que os carros usando as faixas laterais. Evite avenidas movimentadas, prefira as ciclovias ou ruas menores.  Aproveite as descidas para fazer menos esforço, mantenha um ritmo lento para transpirar menos, beba água e procure para um pouco às sombras especialmente em dias quentes.
  • Quanto à higiene – Se tiver chuveiro e vestiário no seu trabalho, tome uma ducha logo ao chegar para começar o dia de trabalho limpinho e cheiroso. Caso não disponha de chuveiro, procure tomar um banho antes de sair e tente não correr para não transpirar demais. Caso tenha suado muito, troque a camisa e seque o suor com papel toalha. Sempre use antitranspirante ou desodorante e mantenha as axilas limpas. Sempre tenha na mochila: toalha de rosto, lenços umedecidos, álcool em gel para limpar as mãos, saco plástico para embalar a roupa suja e o tênis e perfume.
  • O que vestir – O ideal é ter uma muda de roupa na mochila, inclusive roupa íntima e um par de meias. Para quem usa salto alto, o melhor é levá-lo na mochila e usar outro calçado para pedalar.

Super-Dicas:

** Calcule bem o tempo que será gasto durante o percurso para que não seja preciso andar ou pedalar rápido.

** Sempre cheque a previsão do tempo antes de sair de casa. Se for chover, deixe a bicicleta em casa e prefira um meio mais seguro.

** Solicite a empresa a construção de um bicicletário ou vestiário para favorecer a prática de ir trabalhar pedalando. Converse com seus colegas e forme um grupo de ciclistas, assim você não precisará fazer todo o percurso sozinho.

** Apoie esta prática e divulgue esta ideia. Diga não ao sedentarismo e ajude a proteger o meio ambiente.