Você também é uma daquelas pessoas que dão muito valor a forma de vestir, falar, agir e de se expressar? Se for uma delas você está no caminho certo mas, se ainda anda descuidando da sua imagem, está na hora de começar a dar o devido valor... Afinal, como muitos falam, a primeira impressão é a que fica.
Segundo alguns estudos, 55% da primeira impressão é formada pela imagem pessoal que transmitimos – as roupas que vestimos, nossa linguagem verbal e corporal etc. - 38% depende da recepção auditiva - o tom da voz, timbre e a rapidez com que falamos e nos expressamos - e o 7% restante está relacionado com aquilo que é dito – o conteúdo da informação.
Preocupar-se com a imagem pessoal foi, por muito tempo, visto como uma futilidade, principalmente quando a imagem em questão era aquela que apresentávamos no meio profissional. A mulher que cuidava da sua aparência era vista como feminina, mas também fútil. Para muitos, o ambiente competitivo não era local para mulheres preocupadas com a maquiagem, a roupa ou o sapato. O que importava era mostrar serviço, ser rápido e prático.
Hoje o cuidado com a forma como nos apresentamos no ambiente de trabalho é compreendido e estimulado não só entre as mulheres, mas também entre os homens. A ideia de que é através da imagem pessoal que apresentamos o que somos e o que queremos, tem ganhado bastante espaço e tem feito com que as pessoas se preocupem mais com a forma como se apresentam e como são vistas. Afinal, não adianta ser, você tem que parecer ser e é ai que entra a necessidade da criação de uma boa imagem pessoal.
É importante frisar que o ideal é transmitir uma imagem coerente com aquilo que você quer apresentar e com o que você espera obter. Por exemplo: Se você trabalha em um escritório e quer destacar uma imagem de mulher responsável e confiável, escolha um traje profissional adequado à situação, use trajes mais formais, cuide para que o cabelo esteja sempre arrumado, mantenha as unhas bem cuidadas, use maquiagem leve, mostre equilíbrio em suas ações e, principalmente, seja uma pessoa confiável.
Mas atenção! Não levem em consideração apenas que “a primeira impressão é a que fica”. Fiquem sempre atentas para que a sua imagem e as suas ações mostrem quem vocês realmente são, e o que esperam alcançar. Cuidem bem da sua imagem, pois ela é o primeiro passo para alcançar os seus objetivos.
Ai vem dois pontos importantíssimos na manutenção de uma imagem: A construção de uma marca e de um marketing pessoal. Muitos são os que confundem marca com marketing, mas fica aqui uma ressalva: MARCA PESSOAL não é o mesmo que MARKETING PESSOAL. São complementares, interdependentes, mas não são iguais.
Se você é uma daquelas pessoas que acha que uma empresa pode crescer sem uma marca forte e sem ser lembrada por seus consumidores, saiba que você está se iludindo. Marca é a reunião de seus talentos e características (sejam eles bons ou ruins) e marketing é como você vai mostrar isso ao mundo. É claro que não adianta conhecer todos os seus pontos fortes, seus atributos e valores, se não fizer um pouco de “propaganda” deles. Se uma marca não for devidamente anunciada ao mercado, com certeza ela vai ser esquecida e, se não tiver valor e conteúdo, ela não conseguirá se manter de pé.
Não esqueçam que, não adianta uma imagem bonita sem um conteúdo, afinal não compramos um produto contando apenas com a sua embalagem. Estudem, adquiram conhecimento teórico e técnico, tenham experiência, sejam criativos, curiosos e proativos. Garantam que vocês não contém apenas bonitas embalagens, mas que também tem ótimos conteúdos.
Veja também:
11 Super dicas para fazer sucesso